03/06/2008

B A Base - Como escolher?

O uso de base não é obrigatório mas faz uma enorme diferença já que é uma espécie de tela para as cores que se vão utilizar em seguida dando um ar mais profissional a toda a maquilhagem.
Depois da completíssima informação sobre bases aqui postada pela Ximi devem estar a pensar como raio vão descobrir qual é base ideal para vocês! Grande parte da resposta a esta pergunta está no vosso tipo de pele, mas também em 2 critérios muito importantes: COR E ACABAMENTO

COR: a base não é suposto dar um aspecto bronzeado á pele (para isso existe o bronzing powder), logo a cor ideal deverá ser a cor da pele da face. Procurem no braço, o pedaço de pele com a cor + semelhante ao da cara pois apesar de ser costume experimentar-se a base nas costas da mão, este pode não ser o local onde a pele tem a mesma tonalidade da pele do rosto. O ideal será mesmo experimentar a base na face e é sempre bom experimentar 2 ou 3 tonalidades diferentes antes de optar por uma.

Casos especiais onde a cor da base difere da cor do rosto:
- Se a vossa pele for + escura no corpo que na cara. Se a cor do corpo é muito mais escura, ideal é comprar um tom de base entre a cor do rosto e do corpo, não esquecendo de esbater um pouco no pescoço aquando da aplicação;
- quando o rosto é vermelho/rosado e o corpo amarelado. Aí ao invés de usar uma base rosada em consonancia com a pele da cara, usem uma base amarelada para quebrar a vermelhidão do rosto e igualar com o corpo;

Se no Verão se bronzeiam e a pele da cara fica mais escura, o ideal é comprarem uma base que acompanhe o tom da pele e que seja também + escura. Na altura em que o bronze começa a desvanecer, uma boa sugestão é misturarem os 2 tons para obterem uma homogeneidade perfeita entre maquilhagem e tom de pele.

ACABAMENTO: É como a base ficará na pele quando acabarem de aplicar a base, ou seja, podem ter um aspecto fosco (matte finish), natural (natural fisnish) ou acetinado (satin finish), ou natural-fosco (natural matte) e natural-acetinado (natural satin).
pergunta 5: qual é o melhor tipo de acabamento para mim? está ligado com eu tipo de pele?
O acabamento depende do tipo de pele da pessoa mas também do seu próprio gosto pessoal. Assim sendo, os tipos de acabmento abaixo são sugestões e não leis!!!

Oleosas / Mistas: matte-finish ou natural matte (para controlo e camuflagem do brilho da oleosidade)
Normais: natural finish (porque para uma pele natural nada melhor que um acabamento natural
Pele c/ rugas: satin finish ou natural satin. No caso de uma pele com rugas o ideal será escolher uma base líquida e hidratante que não seque a pele.

Posto isto, passo a sugerir algumas marcas:

Eu pessoalmente, prefiro um acabamento natural matte :


Eu utilizo estas duas, sendo que a 2º (da Yves Rocher) é uma alternativa mais barata à da Helena Rubinstein mais ou menos metade do preço.

Para peles mais maduras frágeis e sensíveis aconselho esta da shiseido com factor protector solar de 25 (que é o que usa a minha mãe e dá um efeito satin mate muito natural)

Entretanto encontrei este link que disponibiliza informações sobre vários tipos de base e várias marcas e relação com o respectivo tipo de pele.
E agora que já têm a papinha toda feita façam o favor de comprar uma base à vossa medida. Fazemos questão de que já a tenham em vosso poder quando publicarmos o nosso post relativamente à aplicação de base!
BE TEINT!

1 comentário:

Anónimo disse...

The nеxt time I read a blog, Hоpefully іt
ԁoeѕ not disappοint me as much aѕ thіs one.
After all, І knοw it ωas my choicе to reaԁ, nоnethelеѕs I trulу beliеved you wоuld probably have sοmething helpful to talk abοut.

All I hear iѕ а bunсh οf whining about
sοmеthing that yοu could fix if you
wеre not too busу seаrching for attention.


Viѕit my homеρаge payday loans