27/05/2008

Dicas de Etiqueta

Deixo aqui algumas dicas para sairmos de situações embaraçosas que acontecem a qualquer uma de nós!



1. Como dividir a despesa de uma refeição em grupo?

Hoje em dia o normal é dividir as contas. Tanto entre jovens como entre adultos, homens ou mulheres. Cada um paga o seu e pronto! Pode-se também dividir a conta pelo número de casais. Mas, atenção: se um casal levar um amigo extra, o certo é dividir a conta por pessoa, e o casal que levou o convidado paga três partes. A mesma regra poderá valer para crianças, dependendo da idade e refeição consumida (aqui reinará o bom-senso).



2. Como reagir em situações embaraçosas?

Percebeu que a pessoa ao seu lado está com a braguilha aberta, alface presa no dente, nariz sujo, chiclete colado no cabelo ou cabelo desalinhado? Então, o melhor a fazer é avisar. Antes deixá-la sem graça diante de apenas uma pessoa (no caso, você) do que deixá-la passar vergonha diante de todo mundo.



3. Incômodo causado pelo ar condicionado?

Quem acha que o ar condicionado do escritório ou carro está muito frio ou quente deve perguntar primeiro aos outros se também acham, antes de pedir para desligar ou aumentar a temperatura. Se você for friorenta e fizer parte da minoria, defenda-se com um casaquinho ou até mesmo uma meia. Lembre-se: contra o frio, agasalhamo-nos, mas contra o calor não há salvação.



4. Se não puder pagar o que deve atempadamente?

Você pediu dinheiro a uma amiga e não está a conseguir pagar? O correcto é o seguinte:

• Fale abertamente do assunto com a pessoa a quem deve, não a deixe pensar que não se preocupa com o compromisso que assumiu.

• Não tente compensar o fato com prendas ou convites para passeios ou jantares, ela vai pensar que você deveria pagar a dívida em vez de gastar dinheiro dessa forma.

• Arredonde o valor, como se tratasse de juros, ou se não for aceite aí sim convide para uma saída de agradecimento pela compreensão.



5. Bons modos no trabalho!

Para tornar as oito horas de trabalho mais agradáveis, tome estes cuidados:

• Não se isole com o fone de ouvido a ponto de obrigar os colegas a gritar ou atirar clipes para chamar a atenção.

• Evite bater repetidamente com a caneta ou unhas na mesa, cantarolar ou fungar exageradamente quando estiver constipada (é mais confortável dar um salto ao WC).

• Não abuse do perfume.

• O toque do telemóvel deverá ser discreto. E leve-o sempre que sair do seu posto de trabalho ou retire o som, para, se tocar, não incomodar os outros.



6. Que saudação utilizar no e-mail?

• Quando nos dirigimos aos amigos íntimos, podemos começar com olá e terminar com beijos.

• Se for escrever para o e-mail profissional de um amigo, é melhor usar querido fulano ou apenas o nome da pessoa, já que corre o risco de outra pessoa ler acidentalmente. E muito cuidado com o conteúdo do e-mail...

• Usar expressões como "Caro", "Exmo. Sr." e "Prezado" é simpático para tratar com quem não se tem muita intimidade e, neste caso, encerra-se o texto mandando "Cumprimentos", com seu nome, função e telefones para contato.



7. Bons modos à mesa!

• Quando o prato chegar, tente comer ao mesmo ritmo que os outros. É muito chato alguém ficar falando e, depois, fazer com que os restantes o esperem a comer sozinho.

• Não ataque o pão antes do prato ser servido. Coma calmamente ou, se a fome for muita, peça uma salada de entrada, por exemplo.

• Não revire a travessa a procura do melhor pedaço. A mesma regra serve para as frutas. Nada de apalpá-las até escolher uma - você não está na feira!

• Tente servir-se apenas com a quantidade que pretende comer. É melhor repetir do que deixar muita comida no prato (para algumas pessoas até é uma ofensa!).
• Use o guarda-napo! Antes de falar, antes de levar o copo à boca... E, por favor, nunca beba com a boca cheia de comida!

• Se precisar ausentar-se por minutos da mesa, não se desfaça em desculpas, peça "licença" e diga que "volta já" ao levantar e "desculpe-se" ao regressar. Os outros não precisam saber que tinha de correr até ao WC, ou fumar um cigarro fora do restaurante (neste caso leve chicletes consigo)!

• Evite a tentação de ver constanemente as horas no relógio ou brincar com telemóvel, por mais entediante que seja essa refeição. É constrangedor para os outros aperceberem-se disso, o que pode tornar o ambiente ainda mais pesado.



8. Trato por senhor, Dr.º, você ou tu?

Na dúvida, é melhor dirigir-se às pessoas mais velhas por senhor e mudar o tratamento caso as próprias o pedirem. Prestar atenção em como elas são tratadas pelas pessoas a volta é uma boa maneira de agir, principalmente nas relações de trabalho.



9. No trânsito!• Não use a buzina à toa (principalmente se a sua buzina tiver sons exóticos, como berrante de boi, cacarejar de galinha, etc.)

• Fazer do porta-malas do carro, um trio-eléctrico com caixas de som e impor seu gosto musical a vizinhança ou a praia toda.

• Cobrir o vidro do carro com adesivos, cachorrinhos, palhaços, frases engraçadinhas, etc. Atrapalha a visão e polui o visual

• Limpar o nariz (com os dedos, diga-se!) ou espremer borbulhas no trânsito.

• Ir trabalhar com o carro sujo depois de um fim de semana de todo o terreno.



E muito mais ficou por dizer... Aguardo feed-back, com sugestões e comentários!



BE A LADY!

2 comentários:

Anónimo disse...

somos muito mal educados, sem dúvida. vou tentar por em pratica algumas destas dicas.
obrigado

Anónimo disse...

Estou a adorar o blog... Venho cá tds os dias! Continuem! Beijinho*