05/06/2008

Aprender por tentativa e erro

Ao fim de tanta explicação sobre a base, creio ser de bom tom admitir que tudo o que é de demasiado teórico neste tema pode causar erros que se pagam relativamente caros.
Então quais as tácticas para acertar minimamente na base e preparação da maquilhagem?
Aprender com os erros sobretudo!
Ao longo da minha ainda curta carreira nas tentativas de maquilhagem (coisa que ainda faço raras vezes) já dei muita patada no charco.
Deixo algumas das minhas experiencias e o que aprendi com elas:

- A base nota-se no contorno do rosto.
Aqui está um bem comum que apenas há pouco tempo aprendi a controlar, tem que ver com o que a Ana Sofia explicou: a base aplica-se de dentro para fora! e não pode ser aplicada como uma máscara!
Também é preciso saber qual a quantidade e aqui o menos é mais!
Vamos imaginar que temos nas nossas costas da mão a nossa base (tenho uma por exemplo que tem um dispensador em bombadas: 2 são suficientes!
com a ponta do dedo o processo é mais ou menos este
dedo, base, testa lado esquero
dedo, base, testa lado direito
dedo, base, cana do nariz (risco ao de leve)
dedo, base, centro da bochecha esquerda
dedo, base, centro da bochecha direita
dedo, base, queixo
depois espalha espalha espalha, na testa debaixo para cima, no nariz e centro das bochechas afasta para os lados, no queixo espalha ao longo do contorno da face tentanto eliminar o dito contorno.
Com uma esponja, idem aspas! mas aqui o afastar tem que ser estilo "palmadinhas"
Com um pó começando nos mesmos sitios fazer os mesmo movimentos, mas aqui fazendo rotações para fora, porque usamos um pincel.

- A nossa cara ganha "floquinhos" como caspa
Aí está um dos meus primeiros mega erros, aplicava a base desconhecendo que a minha pele por ser mista precisava de hidratação, resultado tinha uma pele com zonas oleosas mas que revelavam descamação ao aplicar a base.
Conselho? Abdicar da maquilhagem por sensivelmente uma semana e nesse tempo hidratar hidratar hidratar!
Após um hábito de hidratação, os resultados não teem nada que ver com a vergonha do passado.

- As sombras começam a espalhar-se pelo rosto
Lindo serviço, brilhos por toda a cara!
Pudera! Eu não usava qualquer base de fixação! Como poderia o pó aderir fosse ao que fosse? Nos olhos não temos glandulas sudoriperas, logo nem a oleosidade podia jogar a meu favor.
Conselho?
Mesmo que não usemos base no rosto, se vamos pintar os olhos temos que usar neles, vale a pena!

- há pó nas pestanas e sobrancelhas
Não dá pa esquecer do rimmel nem da máscara de pestanas, sabem que mais? Se for uma transparente até pode ser a mesma coisa para os dois, disciplina, corrige e elimina a inestética pozada que se acumula nos pêlos! verdade seja dita o rimmel muda tudo (mascara is good!)

- Os lábios ficam como os do palhaço
Aí está um problema que não me afectou pessoalmente mas que vejo de modo recorrente e que prova que a teoria às vezes é limitada.
Toda a gente sabe que para pintar os lábios devemos começar por um delineador e depois preencher e que podemos eventualmente usar um tom mais brilhante no centro para dar uma ideia de maior volume.
O que ganhamos com o contorno do lábio? podemos corrigir falhas e evitamos que o pigmento do baton se espalhe para fora do contorno que desejamos.
Tudo muito bem, tudo muito lindo, mas.... E a duração do contorno vs a do delineador?
Ah pois é!
O delineador permanece muito mais tempo, até porque não está em contacto com praticamente nenhuma matéria (copos, talheres, etc).
Ou seja, aos poucos o baton desaparece (se for um gloss é num ápice) e resta o contorno.
Conselho?
Ou se mentalizam que de 2 em 2 horas vao retocar o baton, ou na hora de delinear os lábios sao sensatas e nao tentam contornos de pin up ( muito fora da linha natural dos lábios) e se lembram de esbater essa linha (com um pincel para esbater ou em último caso com os dedos)

- o famoso risquinho no olho
É das maiores tentativas que vejo por aí, enfia-se o lápis preto dentro do olho e pronto. mas... o underlining não é para todos os olhos.
Quem os tem pequenos só os vai tornar ainda mais minúsculos!
Conselho?
Lembrem-se que o oposto do preto é o branco, o que o preto aperta o branco "abre".
Párem e olhem para o formato do vosso olho e pensem no que querem fazer: ele é grande? pequeno? afunila demais?
trabalhem com o branco e o preto, para primeira tentativa usem o branco por dentro de todo o olho, e depois apliquem o preto nas zonas que querem demarcar (canto interior, exterior, curva superior ou inferior), mas se o olho não é assim tão de destacar, prefiram um jogo de sombras bem luminoso que atraia, e que pode ser coroado com um eyeliner fino (e que a Ana Sofia também já apresentou, deixando o olhito enfezado para 2º lugar.

- as bochechas falsas!
Oh sim! as glamourosas bochechas do sec XVII, que são tão na moda NO SEC XVII, e só!
aplicar blush, pode permitir o mto bom ou o muito mau!
Oh sim! tal como os medicamentos não podemos fazer o mesmo blush k a vizinha ao lado.
O que importa? descobrir o cheekbone (osso da bochecha) e guiar-mo-nos por ele!
Aplicar a primeira pincelada no seu inicio de seguida afastar em direção às orelhas sempre no seu contorno. Maravilha a natureza até deu um guia preciso.
Depois de afastar para trás, importa afastar para baixo, apenas o suficiente para criar uma ilusão de optica de um rosto elegante! ficaríamos com uma espécie de triangulo obtuso em que a base é o contorno do rosto, assim as possiveis bochechas penduradas ( e eu sei do que falo) ficam para segundo lugar. A cor? para além do gosto pessoal ,importa a ocasião, pode ser pêssego ou rosa para o dia, e mais irisada para a noite por exemplo.

Agora digam, continuamos para o próximo nível, OLHOS, ou ficamos por aqui?

Be optimal!

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou a adorar o blog, estas dicas são sempre úteis :] ... E q tal falar de cabelos, c/ a chegada do Verão q cuidados ter? Sugestões?... No meu caso tenho as pontas sp um pco estragadas, por mto q me esforçe durante o ano, c/ cremes, máscaras etc., as pontas acabam sp por estragar, tendo depois q as cortar e assim n consigo nunca deixar o meu cabelo crescer :( como queria :) ... Apesar dele até ser bonito e brilhante as pontas são meio 'manhosas' eheh... S puderem ajudar, desde já agradeço! continuem, venho cá tds os dias! Beijinho,
Joana