01/07/2008

Protecção solar - tipos de protector



Depois de identificado o vosso tipo de pele há que saber os tipos de protecção que existem disponíveis e qual aquele que é + adequado a vocês.
Existem os protectores químicos que são os habitualmente mais comercializados e que impedem a absorção solar. O factor de protecção indica o nº de xs que o protector aumenta a capacidade natural da pele de se defender da absorção solar.
Os filtros minerais são como uma especie de barreira e formam uma camada protectora que impede a penetração dos raios solares. Os filtros solares de origem mineral não são tão comuns no nosso mercado e a sua comercialização está quase limitada a farmácias.

Mas qual o tipo de protecção e qual o factor de protecção solar indicado para mim?


A resposta está na pele:

As peles do tipo I, devem ser protegidas com filtros solares minerais e deve haver uma combinação entre os protectores quimicos e os minerais. Sinais vermelhos, salientes ou de grandes dimensões, verrugas, cicatrizes, queimaduras e feridas também devem ser protegidas com filtro solar.

Peles do tipo II, podem ser protegidas com ambos os tipos de protecção, mas o factor de protecção deverá ser superior a 30. A exposição solar deve ser moderada, mas se têm este tipo de pele e pretendem bronzeá-la o truque é mesmo irem habituando a vossa pele ao sol e irem diminuindo gradualmente o factor de protecção solar, nunca usando nada inferior a FPS 15.

As peles do tipo III, são as mais comuns. Brozeiam com facilidade e apenas a exposição prolongada poderá conduzir a escaldões. Para este tipo de pele é recomendado o uso de um factor de protecção 15. De resto deverão ter sempre atenção ao tempo de exposição solar e evitar as horas de maior calor. Se por algum motivo estiverem ao sol a esta hora, deverão usar um FPS + elevado.
As peles do tipo IV deverão ser protegidas com FPS 5 a 10. Nos tipos V e VI a protecção é quase um pró-forma já que a pigmentação é constante e quase não se verifica aumento de melamina aquando da exposição solar.

Selecionámos algumas marcas de filtros e protectores solares as quais vos aconselhamos:
FILTROS SOLARES

1. welleda
2. mustela
3. minesol
4. ban-sol
(À venda em farmácias)
PROTECTORES SOLARES

1. ISDIN
2. Ambre Solaire (Garnier)
3. Piz Buin
4. Nívea
OBS: Todos os produtos apresentados dipõem de vários FPS.
No próximo post relacionado com este tema, dar-vos-emos algumas dicas relativamente ao prolongamento do v/ bronzeado, mas para já...
... BE PROTECTED!

Sem comentários: