15/04/2009

Filhos "BOLLICAO" ???

Creio que vou iniciar o primeiro post sobre o tema filhos, era um dos temas a abordar neste blog mas que deixei sempre para trás... até porque NAO OS TENHO lol.

Mas ontem nas notícias, ouvi falar de filhos de uma forma que até agora não tinha ouvido.
Os meninos da Geração BOLLICAO.

Quando em tempos passados tratar mal um filho era deixá-lo à mingua e abandonado, espantava-me.
Quando noutros tempos falaram de abusos e exploração infantil, espantava-me.
Mas ouvir em pleno sec. XXI falar em crianças subnutridas aliado ao facto de serem obesas, diabéticas e ricas em colesterol.... Isso deixa-me de queixo caído!

O retrato de uma criança bolicao é: menino ou menina que vive de comidas de desenrasque, o bolicao é mais um símbolo, mas perfeito, sacia a fome, é rico em calorias e dá uma pica descomunial de tanto açucar que seres de tenra idade metem para o buxo.
Aliás, mesmo não sabendo quantas calorias deve comer uma criança acho que é perceptível que uma bola de berlim com creme e um leite com chocolate devem ter tipo 1000, ou sejam mais um packl desses e teoricamente os putos tao alimentados para o dia todo.

Mas .... não há bela sem senão.

Por isso queria apelar, sem o mínimo juízo de valor porque sei quao lixada a vida é. que todas as leitoras com filhotes, parem um pouco, se possível abdiquem de uns minutos e salvem os pequenos de problemas futuros.

Mas não me fico pelo apelo, vou dar dicas:

As crianças precisam de comer bem, até aí certo.
Mas não precisam sempre do danoninho, do donut, da batata frita, de tanta treta empacotada.
Puxem lá pela cabeça e vejam se não se lembram das merendas gostosas que as maes preparavam para nós.
Antes dos bolicaos já havia o tulicreme hihi!

então para um puto qualquer temos que lhe dar: miminhos! mtos mtos!
Ao domingo, peguem na peste e vao para a cozinha fazer um bolo. POIS!" uma actividade familiar e de prazer.
Com o resultado teem um snack para toda a semana, em fatias ou em queques aquele vai ser o bolo DELE!
Com a mão na massa, façam uma sopa: SIM!!!!
Congelem porçoes e durante a semana quando eles entram rafados em casa, micro ondas e TLIM, aperitivo caseiro.

PAra a escola, mandem frutinha em pedaços na bela caixinha.
Uma bolaxa maria, ATE COM MANTEIGA, e um pacote de leite SEM chocolate.

E depois metam-lhe na cabeça que ele é o maior nao pela quantidade de bolos que come, nem pelos gadgets que tem, mas sim porque é esperto, porque sabe jogar com os amigos a qualquer coisa que não envolve baterias e pixels.

Posso só ter dito disparates, mas a culpa de tanto adulto idiota infelizmente é das maes que tiveram.

Be Happy, sejam felizes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem, este post tenho mesmo de comentar (peço desculpa mas o meu teclado nao esta a por acentos)...
O meu filho tem 6 e meio ano e, como e obvio tambem coisas a mais...
mas, nao gosta de coca-cola ou outras bebidas com gas porque eu achei que ele nao precisava de experimentrar em pequenino logo o sabor, para ele "e estranho"...
nas refeiçoes bebe agua, seja em casa seja fora, e se lhe oferecem sumos ele bebe mas depois vem pedir-me agua porque tem sede!!!
ainda nao tem playstation (e nunca lhe vou dar uma PSP) apesar de saber jogar e jogar jogos no computador!!!
A falta de tempo faz-me por vezes deixa-lo ver demasiada televisao mas na sala e nao no quarto dele!!!
Quando acumula mais de duas estrelas na escola (premio que tem da prof por fazer tudo bem...) o nosso destino ao fds e uma livraria para comprar livros e nesse caso deixo-o escolher um...
Apesar de andar com uma tonelada de trabalho no proximo fds estamos caidinhos de manha em Serralves para a FESTA pelo 3º ano consecutivo...
Tento fazer o melhor que consigo com o tempo que temos juntos e aqui realcei os aspectos que vonsidero diferentes do que vejo na media dos miudos...