01/10/2009

Desodorizantes sem Alumínio...

Um SUPOSTO estudo de 2007 apontou o aluminio - substância que compõe 90% dos agentes antitranspirantes da maioria dos desodorizantes - como um potenciador do aparecimento do cancro da mama.

SUPOSTAMENTE Investigadores desta área encontraram nos tecidos mamários elevados níveis de alumínio, nomeadamente na zona das axilas. Actualmente está em curso uma actividade levada a cabo na Europa relativamente aos efeitos dos químicos - o REACH (Registration, Evaluation, Authorisation and Restriction of Chemicals ) - e a comprovar-se a veracidade deste estudo que relaciona o cancro da mama com a toxicidade do aluminio, certamente os sais de alumínio serão proíbidos nos desodorizantes. Convém mencionar que (salvo erro) este estudo foi realizado apenas com 17 doentes o que não constitui uma amostra muito representativa.

Pelo sim pelo não, mais vale prevenir que remediar e optar por alternativas que não contenham este activo.

Ainda assim queríamos fazer um pouco de serviço público e alertar-vos para o facto de que este tal estudo pode ser falso e que a questão da relação deo com aluminio / cancro da mama pode não passar de um boato. Deixo-vos este link da PROTESTE (SERVIÇO DE INFORMAÇÃO DA DECO) sobre o tema.

Fizémos o pesquisa sobre desodorizantes sem alumínio e reparámos que não existem grandes alternativas no nosso mercado. Encontrámos estes:







Vichy Desodorizante 24H



NUXE DESODORIZANTE - TONIFIC CORPS



Os da Dove, da Sanex e da marca Auchan também não contém aluminio. Todavia, sobre estes 3, eu pessoalmente não tenho nada de positivo a dizer.
BE ALU FREE! (se decidirem que vale a pena)

1 comentário:

Ivone Da Silva disse...

Penso que não se trata de boato, pois tenho uma amiga que teve tumor maligno no peito e a 1ª coisa que os médicos lhe disseram foi para usar só desodorizante em creme e sem aluminio. Pelo sim pelo não... mais vale prevenir do que remediar!