08/02/2012

MAC 2012/Janeiro


Para evitar reclamações aviso já que MAC é o acrónimo para Medidas Anti Crise.
Mas já que espreitaram fiquem um pouco mais.

Poderia chamar-lhes medidas anti pobreza, mas como portuguesa que sou prefiro sempre um eufemismo.
Creio que me foram úteis e por isso decidi partilhar.
Quem quiser, copie, adapte e se possível contribua para o aumento do meu horizonte criativo de MAC.

Vamos a elas?

1) TELEMÓVEL

O meu tarifário MOCHE da têmênê obrigava-me a pagar 12.50€ só porque sim para depois poder falar com a meia dúzia de números a custo 0.
Ora as minhas comunicações são muito esparsas e curioso que seja algumas delas são para pessoas sem moche, logo eu tinha sempre que carregar com um pouco mais de dinheiro para poder falar com ditas pessoas.
Nunca gastava menos de 15€/mês.
Em Novembro a empresa avisou que haveria alterações de tarifário em Janeiro e fui consultá-las.
Tal e qual um supermercado nas prateleiras ao nível da vista está o que nos querem vender, mas é nas de cima e nas de baixo que quem pratica MAC tem que procurar.
Nessa altura também passo a saber que a TMN cobra para alteraçao de tarifário hoje em dia.

No fim de sondar a coisa as minhas alterativas eram 3:

* continuar a gastar 15.00€ de telemóvel só porque sim e depois queixar-me;
* passar para moche "sem mensalidade" - que ao contrario do original torna em saldo o montante que o outro transforma em mensalidade; mas fora isso me obriga na mesma a carregar o telemóvel, LOGO NADA DE POUPANÇA;
* aderir a um tarifário sem carregamentos obrigatórios que nos últimos anos têm sido vistos como uma estupidez, porque "não compensam".
Estupidez é como diria Maya "negar a partida uma ciência que desconhecemos": ora então é mais estúpido pagar pelo tempo de comunicação ou pagar adiantado e falar ao telefone/mandar sms como se não houvesse amanhã só porque é de "borla" (que não é)?

Optei pela terceira e activei o tarifário LEVE.
Juro que não é por ser gorda que quis um tarifário com este nome.
Talvez por não mudar de tarifário há 3/4 anos não me cobraram nada.


Simples e claro:
Chamadas - 0.32€/ minuto para todas as redes
SMS - 0.14€  para todas as redes
Carregamentos obrigatórios não há.
A título de curiosidade informo que 15.00€ permitem me falar 46 minutos...

Traz-me de novo a 98 quando comprei o meu primeiro telemóvel e só dava para carregar de vez em quando. e lá o Mimo ficava bloqueado e tal.
E quando não puder pagar não falo e tá feito.

TARIFÁRIO LEVE AQUI
Para facilitar a consulta recomendo o pdf onde estão elencados todos os tarifários
TODOS TARIFÁRIOS TMN POS PRÉ PAGOS AQUI




2) ELECTRICIDADE


a ) Eu já falei muito dela e com todas aquelas actualizações uma "ideia" que tinha tido mas que deixei a marinar (por ser uma procrastinadora de mão cheia), voltou ao de cima.

A potência contratada passou a ser de 3.45Kva face aos anteriores 6.9Kva, até à data ainda não foi abaixo o quadro, logo é oficial ESTOU HÁ ANOS A DESPERDIÇAR EUROS EM POTENCIA ELÉCTRICA!
A alteração é gratuita e pode ser solicitada online. 
Temos apenas que estar em casa no dia acordado para a alteração.

Custos:
3.45Kva = 5.33€/ mês (fora IVA)
6.9Kva =  10.09€/ mês (fora IVA)

Em termos de tarifa bi-horária não se revelou interessante para os meus horários pessoais.
Sobre a promo continente também já falara aqui.


b) Fora isso hoje em dia até coisas como a box da TV cabo passam a noite desligadas da ficha.

c) Muito importante apontar a data para envio de leitura e fazê-lo
por telefone ou internet GRÁTIS
Vantagem ? não ajudam ao pré-financiamento dessa senhora empresa, é que mesmo que haja lugar a acertos de 6 em 6 meses (na minha zona é 2x/ano que lêem o contador) já foi muito tempo que a companhia teve os euritos a render do seu lado.
E lado por lado... que seja do meu.


3) LOIÇA

a) Acabou a cascata de água para a loiça!
Agora uso um alguidar em 2x

Vez 1: para sabão e lavagem
Vez 2: para enxaguar e se a espuma exigir encho novamente.
Ajuda ainda o facto de com o alguidar ainda sem água já ter pratos e copos a espera de abrir a água. assim enquanto "enche o alguidar" já metade da loiça está enxaguada.

Pessoalmente achei vantajoso por mais duas razões:
consigo ver quanta água gasto, porque não se vai pelo ralo;
por se encaixar no lava loiça, a capacidade é mais pequena e é evitado o desperdício de água, não sei se me explico bem, porque a matemática e eu... é como comer num prato que está sobre o marcador.

b) Estou a usar um reles liquído que é A PECHINCHA!
Não não é tão bom como Fairy ultra eu sei, mas a minha loiça não é industrial e vos garanto que comprei esta gema já no ido ano de 2011 e ainda está por lá.
É este aqui.



E o post já é quase tão grande quanto o buraco colossal, ainda bem que o blogger não cobra por letra.
Mas se interessar eu posso continuar numa outra oportunidade.

Be... MAC, mas sempre com o nariz arrebitado!






3 comentários:

Miminhos disse...

Excelente post, as always!
Já estava com saudades...
Bj

Rosa Sabonete disse...

Olá, olha para o teu TMN ha uma solução...mas tens é de mudar de numero, encontras cartões moche á venda com mensalidade de 5€, especial de estudantes..tens é que mudar o numero :/** estou a adorar os MACS!

ximiusa disse...

@ Miminhos
Muito obrigada. beijinhos !

@ Rosa Sabonete
Epá isso é fantástico! obrigada pela dica, vou mesmo procurar :)
beijinho!