01/03/2012

MAC 2012/Fevereiro e tabelas


Começa hoje o mês de Março, calma não se vão já embora para festejar!
(eu não posso porque este mês recebo menos 18€ que no homólogo do ano passado)

Recapitulo aqui o meu mês de Fevereiro que tinha tudo para ter sido tão perfeito... mas surpresa das surpresas, acabou no vermelho, já falo nisso.

As minhas medidas anti crise de Fevereiro foram:

1) TDT

Quiseram os deuses, o governo, um lobby para vender máquinas descodificadoras ou sei lá eu quem, que no início deste mês se passasse a precisar de mais um gadget para poder ver os miseráveis 4 canais que existem DE ACESSO PÚBLICO em Portugal.
Se juntar a essa premissa dois factos que vendo bem considero GRAVES que são:
- ter 5 televisões em casa;
- nenhum desses aparelhos ter o bendito descodificador;
E um não tão grave:
- há televisão por cabo disponível em dois deles

O resultado é que neste momento há 3 emplastros quadrados que nem para aquário servem lá na barraca.
Porquê?
Porque me recusei a comprar mais máquinas que nem sei quanto tempo duram (já ouviram falar em obsolescência programada???) e que vão aumentar o meu consumo eléctrico, já me irrita bastante que agora apenas para ter telefone a funcionar tenha que ter uma box não sei quê ligada.
Exagero? Talvez mas reparem um bem de acesso público não devia estar sujeito a uma nova "taxa de acesso"; ou devia? Não basta a contribuição audiovisual cobrada à força na factura EDP mesmo a quem não usa o audiovisual?
É a minha mísera forma de não concordar. Não tomo parte nisso, pronto.

Se um dia precisar de uma nova TV, há-de ter o bendito descodificador, até lá adormeço no silêncio da noite - é mais poético e poupado.

2 ) ZON TV CABO

Por achar que a factura estava elevada demais, optámos por remover o pacote de TV Cine (que viemos a descobrir até dava para ver em HD, mas como a box era das "normais", estivemos a pagar e nem lhe sentimos o cheiro...)
Tudo bem, tudo jóia disseram os zon men.
Surpresa das surpresas... na factura seguinte SÓ TINHAM MUDADO O TARIFÁRIO E AGORA PAGÁVAMOS MAIS SEM O TAL PACOTE DO QUE ANTES!
Justificação?
"Ah... por ter procedido a alterações no seu serviço o SISTEMA alterou o pacote do serviço."
Coitado do sistema; tem as costas largas demais, digo eu.

Solução... ESCANDALEIRA DA GROSSA.
E a resposta foi: "então não pague esta factura, nós vamos proceder a um upgrade da box não sei quê para HD e vamos aumentar a internet, e na próxima factura ajustaremos o valor das facturas para 47euros.

Está por averiguar ainda que tanto brinde não signifique uma fidelização nova...
Sim, porque hoje em dia qualquer fornecedor de serviços é um inimigo declarado.

3) PASSE

Em Setembro passado o aumento de 5€, fez-me tentar por um mês reduzir a área do meu passe, de modo a não sentir esse aumento.
Passei a fazer longas caminhadas que se por um lado eram saudáveis, por outro perigosas... quem viu uns vídeos que fiz já o sabe.
A coisa durou apenas esse mês, e eu acomodei-me a pagar 35.60€ por um passe CP/METRO.

Mais uma vez a machadada fez-se sentir quando a partir de 01FEV2012 o mesmo passe passou a custar 47.20€ - simpático não é?
Após pesquisa percebi que nesse bolo combinado de empresas de transportes falidas VÁ-SE LÁ SABER PORQUÊ, a mais falida deve ser o Metro de Lisboa, vejamos:

                                  Até FEV2012    ----------------- depois FEV2012
30 dias CP                      28.50€                                             29.50€
30 dias CP/Metro             35.60€                                             47.20€

E foi assim que neste mês passei a dar corda aos sapatos e navegar pela bela metrópole em modo pedonal.

4) ENVELOPES

Não comecei este mês mas como ainda continuo e estou contente pensei falar neste contexto.
Para fazer face a despesas que tenho certas mas cuja periodicidade não é mensal, passei a usar o sistema dos envelopes.
Nada mais simples: tomamos o valor referência para o período a que a despesa diz respeito, fracionamos pelo número de meses desse período e vamos colocando essas porções no envelope.
Infelizmente já dei pelo meu erro no que respeita ao selo do carro, como já só faltam 3 meses e eu apenas comecei em Novembro, quando chegar a essa altura não vou ter o dinheiro todo no envelope.
Mas já é um começo.

CONSTATAÇÕES:
Infelizmente nenhuma destas medidas foi para poupar, foi apenas para fazer face a aumentos inaceitáveis das condições de vida do meu Portugal, basicamente para continuar à tona.
Mas mais que deprimente que este seja um momento de análise e interrogação sobre o nosso poder ou falta dele no que respeita ás questões políticas de uma sociedade sustentada acima de tudo pelo NOSSO trabalho.
Sobre como nós o pequeno grão de areia podemos tentar bloquear engrenagens que se movem em planos superiores, para enriquecer certos e determinados nichos de entidades.

AGORA AS TABELAS:

Não seria bom saber quanto vão pagar de água/luz, assim que recolhem a leitura já para poder orçamentar o próximo mês?
Não é bom conferir uma factura? e Perceber para onde vai o eurito ganho com suor?

Se quiserem aqui ficam tabelas que vos podem ser úteis (assim o espero), e que podem descarregar para os vossos pc's.

Água - SMAS Sintra - http://www.box.com/s/yqllxa7xjntvv7153mnf

EDPhttp://www.box.com/s/yqllxa7xjntvv7153mnf

Informações úteis
- verifiquem na factura actual a data de envio de leituras para evitar estimativas do fornecedor e marquem na vossa agenda ou telemóvel a data de envio, com esse valor apontem no ficheiro - mesmo que este mês ainda exista estimativa para o próximo já bate certo.
 - podem mexer à vontade porque não há células bloqueadas, mas não mexam nas células verde seco, porque algumas têm fórmulas e vão permitir o cálculo.
- tenham atenção aos valores unitários em coisas como o o valor da potência ou kwh

ACABAR NO VERMELHO

Pois pois, eu até me tinha portado extremamente bem... pagara o cartão de crédito (ainda presentes de Natal), tinha conseguido passear e não estoirar orçamentos...
Mas duas pedras destruíram o meu sapato:
- a gasolina;
- os saldos...
Tristezas não pagam dívidas e se este balanço me servir para melhorar em Março, já tenho uma vitória.
Beijinhos.

Be... the 1%!

















2 comentários:

sofie disse...

Eu este mês foram mais 50 EUR que ganharam asas!!! Deve ser por ganharmos demasiado!

ximiusa disse...

@ sofieMinha nossa! 50?
pois o demasiado acho que é mesmo o que nos roubam :(
beijinho, bom fim de semana.