02/07/2012

Não ele Não cresce em árvores!

fonte
Estava a pensar postar sobre as MAC's de Junho, mas decidi antes focar uma questão que me irrita solenemente.
A BANCA!
Essa espécie de 5º poder, armada em ave de rapina que basicamente enriquece de formas não tanto correctas quanto a mim, embora pareça que hoje em dia a tudo se responde com a lei da oferta e procura, aliada a um encolher de ombros.
Sabem que mais... O CARAÇAS!
Adoro repetir a frase que ouvi num programa brasileiro: "em mar de piranhas, jacaré nada de costas!".

Por essas e por outras encerrei neste mês a minha conta no MillenniumBCP, que teve a real lata de me cobrar uma comissão por descoberto bancário quando eles próprios me haviam dado o real privilégio de ter uma conta ordenado, conta essa que oferecia como vantagem 7 dias de descoberto bancário gratuito.
Reclamação? Concerteza que sim.
Resposta? Pois claro, então parece que a conta até era ordenado mas não tinha ESSA vantagem ordenado pois eu não havia formalizado (assinando um suposto papel ao balcão) o pedido para aceder à dita vantagem, que recordo me tinha sido forçada desde o dia em que recebi o 1º salário (recentemente aliás, foi SÓ em 2004).
É conta ordenado? É, mas sabe que mais, cobramos-lhe 10€ + I.S. só porque sim.

Continha fechada, assunto encerrado.

Mais que um desabafo serve o presente para relembrar a existência de uma ferramenta interessante:

SERVIÇOS MÍNIMOS BANCÁRIOS:

Esta figura serve para garantir aos cidadãos que aufiram rendimentos que normalmente não os qualificam como interessantes aos olhos do sistema bancário, o acesso a uma conta bancária, e meios de pagamento.

Podem deste modo as pessoas aceder ao LUXO de ter uma conta bancária, que poderão movimentar, efectuar pagamentos etc.

O custo anual com a conta, não poderá ser superior a 1% do salário mínimo nacional.

Desde 2011 (maio) é também possível mediante a verificação de algumas condições converter uma conta existente, numa conta de serviços mínimos bancários.

Bancos como o MillenniumBcp, Caixa Geral de Depósitos, Montepio, dispôem destas contas.

Mais informação:
http://www.deco.proteste.pt/bancos/servicos-minimos-bancarios-para-quase-todos-s647471.htm

https://www.cgd.pt/Institucional/Banco-Social/Servicos-Minimos-Bancarios/Pages/Acesso-Servicos-Minimos-Bancarios.aspx

http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/02/article.jhtml?articleID=706800

5 comentários:

szofi disse...

Eu tenho 3 contas, 2 delas que me foram impingidas em protocolos com a Faculdade, a custo de manutenção zero, e uma poupança, todas em bancos diferentes. Agora estão a forçar-me abrir outra conta, porque faz parte do protocolo que a minha ordem tem com o tal banco... enfim. Estou mas é pra ver que em Janeiro vou ter que fechar as continhas todas e manter só uma... :| Odeio estas burocracias!

Beatlemarta disse...

Nada a ver com o teu post que está, aliás, interessantíssimo, mas é que testei um bebé que me fez pensar em ti...
Depois cusca.
http://fazendoesmalterapia.blogspot.pt/2012/07/ladylike-kanechom.html

Beijocas!

Vicky disse...

Muito obrigada pelas dicas ;)

Andreia Gomes disse...

Olá :)
Transferi o meu blog para um novo e voltei a ficar só pela escrita...
Às vezes é preciso recomeçar o que ficou parado...
Visita ;)
http://momentos-e-desabafos.blogspot.pt
Beijinho,
Andreia Gomes

Anónimo disse...

Aԁmіrіng the ρегsistence you put into your blоg and detailеd
infοrmatіon you оffer. It's nice to come across a blog every once in a while that isn't the ѕamе unwаnted rehashеd information.
Grеаt rеaԁ! I've bookmarked your site and I'm
inсluding your RSS feeԁs to mу Google
account.

My web sіte - mediral hcg